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quarta-feira, 23 de março de 2011

Quebrando a Timidez

Ensinando às crianças a falar em público



Treinando as crianças pequenas nas fases do pré escolar e jardim de infância, elas terão menos dificuldades quando forem obrigadas a falarem nas salas de aulas do primeiro grau em diante.  Procurando exercitar as crianças  nesta fase é muito importante, pela facilidade que encontrarmos  neste grupo etário por elas se sentirem confortáveis ao nosso pedido, ao contrário das crianças mais velhas. É bom começar desde pequenos.  Antes de  ensinar a falar  para grandes grupos, peça as crianças para  falarem para um grupo de parceiros  ou pequenos grupos.



1º Para começar deixe as crianças à vontade escolhendo  um tópico para discutir em grupo de dois. Defina um tempo de cinco ou dez minutos para cada fala de um com o outro. Escolha um tema fácil para as crianças discutirem, como o seu programa de televisão favorito ou o que eles gostam de fazer nos finais de semana. As crianças vão se sentirem confiantes em uma conversa cara-a-cara com um colega do que falar na frente de um  grupo de pessoas.



2º  Peça às crianças para falarem a grupos maiores sobre algo que conheçam bem. Por exemplo, no pré-escola ou jardim de infância, seria de bom tom elas falarem sobre o seu brinquedo favorito por um minuto ou dois aos seus colegas de classe. Com crianças mais velhas, procure temas mais relevantes como falar sobre o seu final de semana ou sobre o seu esporte favorito, também por um tempo de um minuto ou dois, em frente de toda a classe.

3º  Dê exemplos de discursos ou apresentações em públicas para as crianças do ensino médio ou as crianças em idade escolar.  Reproduzir gravações de discursos de eleições presidenciais e conduza uma conversa perguntando: "No que este discurso fluiu de bom? No que ele falhou?" Tente levá-los a pensar sobre o que faz um orador eficaz.  Mostre vídeos de cantores jovens.  Esses artistas tendem a ser muito dramático e animado. Pergunte-lhes depois, se eles gostaram do artista e por quê.

4º  Peça as crianças para memorizar um discurso como se memoriza um jogo. Ensine a elas o contato com os olhos enquanto fala e falar a um ritmo médio, não muito rápido ou muito devagar. Dar às crianças um discurso escrito para que elas  executem.  Isso irá ajudá-los a praticar a fala na frente dos outros sem ter que se preocupar em escrever seus próprios discursos. As crianças mais novas podemos dar-lhes um pequeno discurso para executarem na frente de sua classe ou de sua família. As crianças mais velhas que têm vergonha de falar podemos escolher um discurso sobre uma figura histórica que admira e executá-lo para a classe ou a um grupo pequeno. Faça um feedback  com eles numa sala privada depois aponte os pontos que eles se saíram bem e habilidades que ainda precisam trabalhar.


5º  Atribua apresentações orais. As crianças mais velhas podem fazer uma apresentação em PowerPoint ou fazer um cartaz sobre um tema de sua escolha. Peçam para falar sobre isso com a ajuda dos recursos visuais por 3 minutos. Com motivos visuais as crianças se sentiram mais confortáveis e isso lhes dariam um ótimo suporte ao seu discurso.  As crianças mais novas podem fazer uma versão estendida de mostrar e dizer. Peça-lhes para escrever uma história ou desenhar uma série de imagens para contar uma história e apresentá-lo à classe.

  Organize um debate de classe. Esta atividade requer que as crianças falem para todo o grupo sem o apoio de material escrito para falar. Faça um tópico de debate do que é relevante para suas vidas. Por exemplo, se a escola tem uma norma de vestuário?  Divida a classe em duplas e dê a cada  um tema diferente. Já o debate para outros grupos, cada um de cinco a 10 minutos na frente da classe. Mesmo as crianças mais jovens podem experimentar esta atividade com prazos mais curtos.


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